Aplicativos Videoaula e Videoconferência


Diversos aplicativos podem ser utilizados para a realização de videoaulas. Os recursos disponíveis em cada solução pode variar conforme a versão.

Apresentamos um resumo dos aplicativos e apontamentos para instruções de uso detalhadas.

 

Google Meet



Atualmente temos as licenças Google Workspace for Education Fundamentals  e Google Workspace for Education Plus - Legacy

A licença Google Workspace for Education Plus pode ser aplicada, a pedido, somente em contas de professores e contas institucionais.  A quantidade de contas institucionais habilitadas para receberem licença são limitadas de acordo com a previsão informada pela unidade em 2021.

Google Meet for Education, todas as licenças, tem o limite de 24hs de videoconferência e chamada de voz. 

Os recursos disponíveis estão listados no link abaixo. 
https://support.google.com/a/answer/10077155?hl=pt-BR#meet



Considerações sobre segurança: https://cloud.google.com/blog/products/g-suite/how-google-meet-keeps-video-conferences-secure 

Instruções de uso:

Como utilizar o Google meet

Como utilizar o Google meet para agendar um evento

Como utilizar o Google meet para agendar um evento e fazer uma transmissão ao vivo do evento

Como disponibilizar o vídeo gravado no Google meet

 


Plataforma de Conferência Web da RNP



A plataforma de conferência web da RNP está integrada com o ambiente e-Disciplinas e o Moodle , ela utiliza a autenticação única USP por meio da federação cafe. Esta plataforma oferece outras funcionalidades de interação instantânea e colaborativa como chat, bloco de notas, visualização compartilhada de imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador remoto. Outras vantagens são que somente inscritos no Moodle podem participam das sessões, permite agendar sessões, possui integração com calendário do Moodle e  com o sistema de acompanhamento de conclusão. Docentes são o “moderador” da sala (podem silenciar ou abrir o microfone / câmara dos outros, designar outros apresentadores)
 

Como utilizar a Plataforma de Conferência Web da RNP

 
 

Skype



O Skype é um ferramenta bastante difundida para comunicação web.

Instruções de uso:

Como utilizar o Skype para áudio ou vídeo conferência

 
 

Zoom



O Zoom Meetings é uma plataforma de videoconferências que possui diversas funcionalidades, como compartilhamento de tela, gravação de webinars, acesso via telefone e upload de reuniões na nuvem. A qualidade do áudio e vídeo são excepcionais nas salas virtuais e híbridas. As aulas podem ser gravadas para permitir que os alunos aprendam no seu próprio ritmo. Outro ponto positivo é a possibilidade de compartilhar as anotações feitas no quadro branco digital em tempo real. O Zoom também está em conformidade com FERPA/HIPAA e oferece criptografia de ponta a ponta de 256 bits. Uma desvantagem da versão gratuita desta plataforma é que ela permite videoconferências com tempo máximo de duração de 40 minutos. 


** Atenção **
Seguir as recomendações de segurança: 
https://blog.zoom.us/wordpress/2020/03/27/best-practices-for-securing-your-virtual-classroom/ 

Instruções de uso:

Como acessar a plataforma ZOOM de videoconferência

 

jitsi



O jitsi é uma plataforma de video conferência open source com encriptação entre os participantes. Para utilizá-lo não é necessário instalar nada ou criar uma conta, basta  acessar a página dele e começar a usar.

Como acessar a plataforma jitsi de videoconferência

 

Microsoft Teams

O Microsoft Teams é o Hub para trabalho em equipe no Microsoft 365. O serviço Teams permite mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo, reuniões online avançadas, experiências móveis e recursos de Webconferência abrangentes. Além disso, o Microsoft Teams oferece colaboração de dados e recursos e recursos de extensibilidade e integra-se com o Microsoft 365 e outros aplicativos de parceiros e da Microsoft.

Como agendar um evento no Microsoft Teams